sábado, 26 de maio de 2012

Lagoa do Iriry(lagoa da coca-cola) - Rio das Ostras-Rj

   Situada entre os loteamentos Jardim Bela Vista e Mar y Lago, no Bairro Costazul, a lagoa do Iriry é também conhecida como lagoa da Coca-Cola, Iodada ou Doce. Clique aqui para ver o mapa da lagoa. Trata-se de uma lagoa formada pelo barramento de um córrego pela restinga. É alimentada quase que exclusivamente por via subterrânea, através do lençol freático, e um pouco pela chuva. O sistema de escoamento principal é subterrâneo. As águas infiltram-se no terreno com mais velocidade quando a lagoa esta muito cheia. Perde-se água também por evaporação. No passado costumava abrir sua barra de comunicação com o mar, fato que atualmente não mais ocorre. 

   Os terrenos marginais são predominantemente arenosos. Dunas de pequena elevação mergulham na lagoa, cobertas por vegetação rasteira e arbustos. Pequenas áreas com tabuas são ainda observadas. Acha-se cercada em parte por barracas rústicas e alguns quiosques que vendem bebidas e petiscos aos visitantes. O fundo da lagoa é formado por manchas de areia e lodo. Em certos trechos há camadas de material vegetal em decomposição. Predomina o fundo de lodo na maior parte.

   A coloração da água, semelhante a do refrigerante Coca-Cola, decorre da grande concentração de ácidos húmicos e fúlvicos dissolvidos, resultante da decomposição incompleta das folhas e galhos mortos que caem das plantas na bacia de drenagem da lagoa e são parcialmente decompostas por fungos e bactérias do solo. Os ácidos são pouco utilizados pelos organismos vivos que habitam a lagoa. O acúmulo destas substâncias não permite a penetração da luz na água, o que provoca a sua aparência escura.

   As águas da lagoa, de acordo com estudo de Francisco Esteves da UFRJ realizados em janeiro de 1983, apresentam as seguintes características:   veja no link http://www.lagossaojoao.org.br/lagoa-iriri.htm






Visão da torre onde se ve a lagoa e a divisão de areia que a separa do mar

pedalinhos - opção de laser

jardim com varias plantas e arvores frutiferas





Pequena pista para caminhada ecológica

Parquinho

amplo estacionamento


Plataforma para visão aérea





Boa infraestrutura com vários quiosques


Pista para caminhada ecológica
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário